Histórico

O Laboratório Multimídia de Pesquisa Histórica (LAMPEH) foi criado em 2004 com a finalidade de contribuir para as pesquisas de estudantes e professores do Curso de História da Universidade Federal de Viçosa. Inicialmente, com o apoio do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, adquiriu cópias de microfilmes de jornais mineiros e reuniu acervo em CD do Projeto Resgate Barão do Rio Branco, gentilmente doados pela Sra. Esther Bertoletti (https://bndigital.bn.gov.br/dossies/projeto-resgate-barao-do-rio-branco/).

Com o passar do tempo o LAMPEH expandiu suas funções, passando também a realizar projetos de pesquisa, projetos de extensão e contratos de prestação de serviços na sua área de atuação, ou seja, conservação preventiva, identificação e difusão de acervos documentais (ver item Projetos desta homepage).

Alguns destes projetos foram financiados pelas mais renomadas instituições de fomento como o CNPq, a FAPEMIG e o Ministério da Educação (PROEXT). O Laboratório executou também atividades de prestação de serviços para a Câmara Municipal de Viçosa e a Prefeitura Municipal de Viçosa. Atuou junto a várias instituições, como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Fórum da Comarca de Piranga e o Fórum da Comarca de Viçosa. Colaborou também com diversas instâncias da UFV, como o Departamento de Economia Doméstica, o Museu Casa Arthur Bernardes, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, entre outros.

Entre 2004 e 2015, o LAMPEH funcionou na Sala Multimídia da Biblioteca Central da UFV, prestando serviços de apoio a este órgão na consulta controlada de determinados itens do seu acervo. Em 2016, foi transferido para as instalações do Departamento de História, onde conta com estrutura de secretaria, apoio à pesquisa e para atividades de conservação preventiva de documentos. Desde sua criação o Laboratório é coordenado pelo professor Jonas Marçal de Queiroz, que de 2004 a 2015 contou com a colaboração do professor Fábio Faria Mendes nas atividades de coordenação e execução de pesquisas.